O envelhecimento é um processo natural e adquirir novos hábitos pode até parecer difícil, principalmente quando pensamos na alimentação, mas tudo é possível desde que haja dedicação. Consumir uma quantidade de frutas por dia ajuda a ter uma pele mais saudável, e vamos combinar que o Brasil é um país abençoado quando pensamos na variedade de frutas que o nosso continente possui. O Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia, reuniu informações sobre algumas frutas que possuem propriedades benéficas para a pele.
Com benefícios para a pele, principalmente para o rejuvenescimento, a fruta deve ser consumida e nunca utilizada diretamente na pele (somente em casos de uso tópico com produtos que sejam feitos com o extrato da romã). Para o consumo, uma romã por dia ou tomar apenas um copo de suco diariamente é o suficiente para rejuvenescimento da pele. Isso acontece, pois a romã é muito rica em antioxidante, o que contribui com a renovação da nossa pele.
Se utilizada em um dermocosmético, como um creme, por exemplo, o extrato concentrado da casca de banana pode trazer benefícios para a pele, como propriedades anti-inflamatórias. “Porém, é importante fazer um alerta para os adeptos de receitas caseiras, nunca aplique diretamente na pele, pois temos relatos de casos de queimadura grave de pessoas que passaram na pele e, depois, saíram ao sol. Além de não promover o efeito desejado, receitas caseiras com o uso de frutas podem causar sérios problemas na derme”, ressalta o especialista.
“Por ser uma fruta associada ao chocolate, o cacau acaba sendo um tema controverso. Porém, pesquisas clínicas e de laboratórios realizadas pela Universidade de Molise, na Itália, forneceram evidências científicas para o uso de substâncias naturais derivadas do cacau como uma forma eficaz de proteger a pele”.
“O consumo do cacau melhora o fluxo sanguíneo da pele e aumenta a fotoproteção, contribuindo para a manutenção e aparência da pele. Quando utilizado de forma tópica em dermocosméticos com polifenóis do cacau, é possível aumentar a elasticidade da pele, prevenir e reduzir rugas e diminuir a sensibilidade da pele à luz ultravioleta”.
“Consumir um abacate por dia traz inúmeros benefícios, além do mais, mulheres com circunferência abdominal aumentada e IMC elevado, tiveram um aumento na resistência UVB. Quando o óleo do abacate é utilizado de forma tópica por meio de dermocosméticos, é possível notar melhora da elasticidade da pele, porém, sem mudanças significativas na hidratação ou na formação de sebo. Além disso, não há evidências de melhora na resistência aos raios UV quando o óleo do abacate é aplicado de forma tópica”.
“Segundo estudo realizado em 2019, na China Medical University Hospital, o extrato etanólico da framboesa vermelha pode diminuir a morte celular causada pela exposição aos raios solares, além de ser capaz de prevenir lesões dos raios UVB na pele e, também, diminuir o fotoenvelhecimento da pele”, ressalta.
“Em alguns casos, o consumo oral da fruta pode beneficiar a pele, mas em outros, só acontecem quando é utilizado de forma tópica. Para que esse benefício aconteça, existem estudos por trás para desenvolver fórmulas com os extratos desse fruto e com a concentração correta para que as propriedades de cada um promovam o efeito desejado. Ainda não temos, no Brasil, dermocosméticos com todas essas opções, mas com os estudos avançando, acredito que em poucos anos o brasileiro terá acesso ao uso tópico”, finaliza o farmacêutico.