Existe um conjunto de hormônios que induzem sensações de bem-estar: a dopamina, a serotonina, as endorfinas e a ocitocina. Estes elementos desempenham um papel fundamental em nosso estado de ânimo positivo. Introduzir hábitos simples na rotina pode estimular a liberação desses hormônios, contribuindo assim para melhorar a saúde de maneira geral.
A prática da meditação tem o potencial de elevar tanto os níveis de dopamina quanto de endorfinas no organismo. Ao respirar fundo e se concentrar, é possível acalmar a mente e aliviar o desconforto, ativando os hormônios associados ao bem-estar.
Inclua na sua dieta alimentos com alto teor de tirosina, como frango, laticínios, abacate e banana, pois esses também têm a capacidade de elevar os níveis de dopamina. Já os carboidratos encontrados em vegetais, frutas, legumes e grãos são fontes de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina pelo cérebro.
A prática de exercícios físicos ativa a serotonina, endorfinas e ocitocina. Fica a critério qual tipo de exercício, desde caminhadas, corridas, musculação, até aeróbicos. O importante é manter o corpo em movimento.
Quando estabelecemos um contato físico, como um abraço, ocorre a liberação de ocitocina. O ato de se conectar fisicamente com outra pessoa tem o poder de aumentar consideravelmente os níveis desse hormônio, resultando em sensações positivas e agradáveis.
O riso desencadeia a liberação de endorfinas e também provoca modificações nos níveis de serotonina e dopamina. O segredo é contar uma piada aos amigos, assistir um filme de comédia ou até mesmo encontrar pequenos momentos de alegria nas atividades do dia a dia.
Fonte: R7